Encontro, realizado um ano após a primeira edição, teve como objetivo voltar o olhar para as ações internas, focando em processos e pessoas

Um momento para pensar na forma de melhorar as ações internas das empresas, focando em processos e pessoas, bem como para revisar metas pré-estabelecidas e entender as demandas da sociedade. Foi com esse objetivo que o Grupo EZOS reuniu lideranças de todas as suas unidades de negócio para o 2º Planejamento Estratégico Corporativo do grupo econômico.

O encontro de debates e aprendizados, mediado pela empresa Nodal Consultoria, aconteceu durante dois dias e meio, no WK Design Hotel, em Florianópolis. “Neste segundo ano, ficou evidente a evolução do grupo em termos do que foi conquistado e executado, por conta dos objetivos e movimentos que planejamos lá atrás, que foram realizados, mas também pelo crescimento de maturidade da equipe. As discussões foram muito ricas e abertas, conseguimos trazer as principais questões para a mesa e tudo foi muito debatido, com muita franqueza”, avalia o facilitador, Daniel Saad.

Após todas as conversas, a expectativa para o próximo ano de entregas se tornou ainda mais forte, de acordo com o facilitador da Nodal Consultoria. “Vejo muita qualidade do que vem pra frente, pois tivemos movimentos bons e coerentes, uma estratégia bem clara e articulada, feita com muita segurança. Vejo que o Grupo EZOS e cada um dos negócios tem tudo para ter um excelente ano pela frente”, completa.

Além disso, o Planejamento Estratégico também abordou a necessidade de inovação, assim como a implantação da pauta ESG (Enviromental, Social and Governance) nas ações das unidades de negócios.

Bons resultados

Para o presidente do Conselho de Administração do Grupo EZOS, Nelson Luiz Paula de Oliveira, após dois anos de muito trabalho – o primeiro na estruturação e o segundo depois da implantação do grupo econômico, que completa seus primeiros 12 meses em outubro –, o sentimento que prevalece é o de dever cumprido até aqui.

“Foram dois anos de revolução, de mudanças, de quebra de paradigmas e de muitas conquistas. Uma delas é ver a evolução do pensamento estratégico na cabeça dos gestores que participaram do nosso evento. Para alguns, pode até ter passado despercebido, mas a mudança para melhor tem sido imensa. Temos as pessoas para continuar a jornada por trilhas de sucesso e vamos continuar investindo em suas formações e no desenvolvimento de ferramentas e processos que as ajudem”, ressalta Oliveira.

O grupo econômico já vislumbra inúmeros novos desafios pela frente. No entanto, segundo o presidente do Conselho de Administração, com o sentido de time e apoio firme e determinado dos sócios e conselheiros, os profissionais que atuam na equipe atuarão de forma conjunta para chegar à comemoração de ainda mais vitórias.

Terceira geração

O Planejamento Estratégico também marcou o início da Jornada da Sucessão, o Programa de Desenvolvimento de Gerações das famílias fundadoras do Grupo EZOS, participantes do Conselho de Administração. “Para mim, mais um marco na história das famílias. Certamente a nossa melhor ligação com o futuro”, evidencia Oliveira.

Inovação

Por fim, o evento ainda reservou uma oportunidade única para os presentes: uma palestra sobre “Inovação e o Darwinismo Digital”, com o mestre em gestão de inovação e engenheiro mecânico, Roberto Camanho. O profissional, que se especializou em metodologias para decisões de grande impacto nas organizações com a equipe do Dr. Thomas Saaty da Wharton Business School, promoveu um debate revelador e importantíssimo, elogiado por todos os que participaram.

Seu trabalho já extrapolou as fronteiras do Brasil e ganhou repercussão nos Estados Unidos, Canadá, Europa e Ásia. Atualmente, ele é professor e coordenador do Núcleo de Inovação na ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing.