Reflexos positivos do ano passado fortalecem o setor para os próximos meses

Um ano fora da curva. É o que 2020 representou para o mercado imobiliário. Enquanto outros setores da economia foram seriamente prejudicados pela pandemia de Covid-19, as empresas de imóveis foram surpreendidas com o aumento das vendas. E a tendência é que o mercado continue crescendo em 2021, mesmo com as adaptações.

Para este ano, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) aponta uma continuidade no crescimento do setor imobiliário – já que as taxas e juros permanecem menores e os financiamentos estão cada vez mais facilitados pelos bancos. Isso gera impactos positivos na economia e representa geração de empregos em diversos setores envolvidos, como a construção civil.

Com o mercado aquecido, as empresas ganham confiança para os lançamentos. É o caso da incorporadora Sul catarinense JS Empreendimentos, que executava apenas loteamentos e, em 2020, lançou seu primeiro condomínio horizontal, o Esmeralda Premium. E o planejamento para os próximos meses já prevê o lançamento de mais dois condomínios, um em Içara e outro em Nova Veneza.

Além disso, a JS Empreendimentos também vai ampliar sua atuação para cidades que ainda não possuía loteamentos, como Orleans e Braço do Norte.

Mudanças significativas em 2020

Adaptação foi a palavra necessária para enfrentar o último ano. Assim como o consumidor mudou de comportamento, passando mais tempo em casa, as empresas tiveram que se adaptar e a internet, por exemplo, se tornou grande aliada neste processo. Começando pela forma de chegar até o cliente.

Hoje, em muitas oportunidades o consumidor já não quer ser atendido presencialmente. Por isso, a empresa precisa investir em ferramentas na internet, como as mídias sociais, para chegar até eles. Cada vez mais comum é fazer a negociação e não conhecer o cliente pessoalmente, tratar tudo por telefone ou redes sociais, fechar o negócio e mandar o contrato para assinar.

Algo que vinha acontecendo a passos lentos, mas que também ganhou velocidade com a pandemia, foi o home office. Com mais tempo em casa, trabalhando e morando no mesmo espaço, algumas pessoas perceberam que seus lares não atendiam mais suas necessidades. Com isso, notou-se a migração dos moradores de apartamentos para casas, porque queriam ter mais qualidade de vida e liberdade.

Fortalecimento com o grupo econômico

Além de todo cenário positivo envolvendo o mercado imobiliário, a JS Empreendimentos tem um outro grande motivo para esperar um ano ainda mais produtivo. É o momento da consolidação do grupo econômico EZOS, do qual a incorporadora faz parte desde outubro de 2020.

Neste cenário, a JS, juntamente com outras empresas tradicionais do mercado nacional e regional, como a Fumacense Alimentos e o Criciúma Shopping, passaram a fazer parte de um modelo de gestão inovador, com a implantação do primeiro Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do sul de Santa Catarina.