Incorporadoras tem se preocupado, cada vez mais, em garantir a presença da natureza em seus empreendimentos

A natureza sempre foi muito importante para manter o equilíbrio ecológico, uma vez que desempenha papeis fundamentais no planeta. Temperatura, umidade do ar, chuvas e erosão são fatores que estão totalmente relacionados às árvores, por exemplo. Dessa maneira, preservar o meio ambiente, mesmo que nas áreas de construção, como loteamentos e condomínios, torna-se essencial. E no Dia da Árvore, celebrado nesta terça-feira, 21, o debate acerca da necessidade de espaços verdes nos empreendimentos imobiliários fica ainda mais importante.

Além de ajudar o planeta, este tipo de vegetação também traz benefícios para o ser humano, como uma melhora na qualidade do sono, no desenvolvimento cognitivo, na imunidade, nos problemas cardíacos e pulmonares, e na redução da ansiedade e da tensão muscular. Para se ter ideia, uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Universitário de Amsterdã, na Holanda, constatou que pessoas que vivem próximas da natureza reduzem em 21% as chances de desenvolverem depressão.

Pensando no bem-estar dos seus clientes e seguindo ao pé da letra as leis brasileiras vigentes, a JS Empreendimentos sempre reserva locais para área verde em seus loteamentos e condomínios, que compreendem – em média – 7% da área total dos espaços. Além disso, em muitos casos, áreas de proteção permanente (APPs) também estão presentes nos projetos, com intuito de preservar os recursos hídricos e a vegetação nativa dos locais, também já protegidos por lei.

A JS prima por manter os empreendimentos arborizados e revegetados. Quando encontramos nascentes ou córregos dentro da área, sempre preserva a vegetação em um recuo entre 30 e 50 metros. Dessa forma, contribui com o meio-ambiente e proporciona um local que ajuda no bem-estar dos compradores e futuros moradores.

Essa ação, além de contribuir para a biodiversidade local, tem o intuito de garantir que não ocorram deslizamentos, enchentes ou, até mesmo, a migração de espécies e desequilíbrio climático, colaborando com a valorização dos empreendimentos. Essas áreas mantêm o equilíbrio ambiental dos pássaros – que constroem seus ninhos –, dos animais, da água e da flora em geral. E em alguns desses locais, os futuros moradores também podem aproveitar para fazer piqueniques com a família e desfrutar da sombra proporcionada pelas árvores.

Arborização

Além das áreas verdes e de preservação permanente, a JS Empreendimentos também atua na arborização de seus loteamentos e condomínios, plantando árvores nas extremas frontais de todos os terrenos.

Todas as ações voltadas ao cuidado com a natureza fizeram com que, nos últimos 10 loteamentos da incorporadora, fossem plantadas mais de cinco mil mudas de árvore.