Área verde pode ser fator decisivo para muitas pessoas, uma vez que contribui diretamente na qualidade de vida das famílias

O caminho até construir a casa própria leva em conta diversas etapas, entre elas a escolha do terreno ideal. Nesse cenário, a presença da natureza nas proximidades tem se tornado um aspecto determinante na hora da compra, uma vez que o meio ambiente impacta diretamente na qualidade de vida das famílias. Em cidades com grande número de construções, diversas são as vantagens em se optar por loteamentos e condomínios mais retirados dos grandes centros ou que possuam espaços destinados para área verde.

Principalmente após a reclusão por conta da pandemia, muitas pessoas saíram dos apartamentos, procurando espaços maiores e com áreas externas. E essa necessidade cada vez mais evidente no mercado tem sido avaliada durante o processo de planejamento, projeto e execução dos empreendimentos. Isso porque verde, na percepção do diretor de Operações da JS Empreendimentos, Fabio Luiz Siedschlag, envolve elementos que remetem ao conforto, liberdade de espaço e sensação de maior inclusão com a cidade.

Por este motivo, o mercado imobiliário tem buscado cada vez mais a integração e composição do meio ambiente com a massa urbana. É que além das áreas dispostas nos empreendimentos, ao adquirir os lotes, os moradores também podem utilizar a parte externa das suas próprias residências para o cultivo de diversas plantas.

“Ao mesmo tempo em que oferecemos essa proximidade com a natureza em nossos empreendimentos, também pensamos em pontos estratégicos dos municípios para continuar proporcionando acessos facilitados e a inserção no meio urbano. Ou seja, uma coisa não invalida a outra, sempre encontramos um meio termo entre os dois pontos”, avalia o diretor de Operações.

Preservação e sustentabilidade

No caso dos condomínios horizontais, os benefícios são ainda maiores, uma vez que as estruturas sempre trazem diversos mobiliários urbanos, como praças e chalés, que aumentam ainda mais a possibilidade de interação das pessoas com a natureza. Além disso, os moradores têm a segurança de praticar exercícios ao ar livre, como caminhadas e jogos em quadras de esportes, enquanto as crianças podem brincar nos parquinhos.

As áreas verdes e áreas de preservação permanente nos empreendimentos também funcionam como contribuintes para a conservação da biodiversidade e conscientização de moradores para a necessidade de uma vida mais sustentável. “Esses espaços contribuem para a diminuição da temperatura do ambiente, o que deixa o clima mais agradável. Consequentemente, as pessoas utilizam menos recursos como ares-condicionados e ventiladores”, afirma Siedschlag.